De onde vem o sorvete?
Saiba quem foram os primeiros a experimentar essa iguaria refrescante

Nos dias quentes de verão, uma iguaria apreciada é o sorvete, por ser, além de saboroso, muito refrescante. Os primeiros registros da fabricação e consumo de sorvetes são da China. Há 3 mil anos, os chineses misturavam neve com melados de frutas. Outras nações foram desenvolvendo a iguaria e a estocavam em potes de barro guardados em profundos poços cavados na neve, para manter a temperatura.
Ao longo do século XIII, o sorbet (palavra francesa designada para a guloseima, à época), foi apresentado para a elite europeia e seu preparo foi se sofisticando com a adição de leite. No final do século XVIII, os sorvetes, já mais cremosos como conhecemos hoje, ganharam popularidade nos Estados Unidos, o maior fabricante de sorvetes no mundo até hoje. E no fim do século XIX nasceram o sundae, a banana split e o milkshake.
No Brasil
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), no País, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo de um navio norte-americano e começaram a fabricar a iguaria com frutas brasileiras. Como, na época, não havia onde condicionar o sorvete gelado, um anúncio avisava a hora exata da fabricação para venda imediata. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo.
No Brasil, a produção aumenta a cada ano, principalmente do sorvete em massa (797 milhões de litros). No total, em 2010, foram 1,2 milhões de litros produzidos para o mercado interno e também exportação. O consumo em 8 anos (2003-2010) cresceu 63,07%, de 685 milhões de litros para 1117 milhões.
Sorvete é alimento
Os números demonstram que o brasileiro é um grande fã de sorvete e que quando a iguaria é consumida, sem exagero, ela só faz o bem. Sim, porque sorvete também é alimento. Cerca de 100 gramas do tradicional sabor de creme correspondem a 208 calorias, sendo que 100 gramas do pãozinho francês correspondem a 269 calorias. Além disso, o leite é fonte de cálcio e mineral importantes para a saúde dos dentes e dos ossos.
FONTE ARCAUNIVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário